Blog da Orvalho do Sol


História do Circo
24 Mar Breve História do Circo no Brasil e no Mundo

Breve História do Circo no Brasil e no Mundo

O primeiro circo a ficar famoso foi o Circus Maximus (VI a.c.), com capacidade para 150 mil pessoas. Continha atrações como corridas de carruagens, lutas de gladiadores, animais selvagens e pessoas incomuns, como engolidores de fogo. O Circus Maximus acabou sendo destruído por um incêndio e em 40 a.c. ele foi substituído pelo Coliseu, atual cartão postal de Roma.

 

 

Os circos feitos de lonas que passam por diversas cidades surgiu em Londres na Inglaterra, em 1768. Esse modelo foi fundado por Philiph Astley, sargento da cavalaria inglesa que decidiu mostrar suas habilidades em cavalaria, para isso montou um anfiteatro (espaço circular com palco e arquibancadas).

 

 

Já no Brasil, a arte do circo surgiu no século XIX, vindo da Europa. Contendo apresentações teatrais, ilusionismo e habilidades com animais, os circos viajavam de cidades em cidades, adaptando os espetáculos ao gosto da população de cada região. Houveram mudanças no modelo de atrações vindas da Europa, um exemplo é o palhaço. O palhaço europeu fazia mimicas, quase não falava, já o palhaço brasileiro falava bastante e tocava instrumentos, um dos mais famosos foi o palhaço Abelardo Pinto, conhecido como Piolin nascido em 27 de março de 1897, destacou-se pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista, foi homenageado na Semana de Arte Moderna de 1922, e a data do seu nascimento tornou-se o dia do Circo no Brasil.

 

 

Atualmente as atrações de circo são modernas, com tecnologia, um exemplo é o Cirque du Soleil (Circo do Sol) que foi fundado em junho de 1984 por Guy Laliberté e Daniel Gauthier.

 

 

Descrito como “circo moderno” traz apresentações estonteantes com enredo, cenário e vestuário próprios, bem como música ao vivo, e viaja por todo o mundo. O elenco é composto por artistas de 40 nacionalidades, 3.500 empregados e um lucro anual de 600 milhões de dólares.

 

 


As lonas utilizadas nas Tendas com estrutura em Aço da Orvalho do Sol possuem laca anti-sujeita que facilita a higienização e o padrão visual, fator de proteção UV que garante maior proteção àqueles que estão sobre a tenda, laudo de flamabilidade, ou seja, não propaga chamas, e o avesso da lona tem proteção térmica, o que confere maior conforto às pessoas abrigadas sob a Tenda.

 

Solicite seu orçamento!